terça-feira, 23 de novembro de 2010

Desafio no Bronx

Era década de 1960, o som em estilo Doo Wop perdia espaço para a batida dos Beatles. Entretanto, o Jazz e a Black Music ainda eram constantes nas ruas de Nova York. (Não preciso dizer que a trilha sonora do filme é fenomenal, né?) Os distritos dessa grande metrópole eram divididos em seus grupos sociais, culturais e raciais. No Bronx não era diferente: brancos e negros habitavam em vizinhanças próximas, como se estivessem a quilômetros de distância. O cenário do filme é um bairro de italianos, o Fordham, onde há um grupo de mafiosos que controlam as adjacências. Além disso, o pré-conceito racial é latente em seus moradores e isso é claramente notado quando um negro cruza as redondezas.
A narrativa é feita por Calogero (Francis Capra, aos 9, e Lillo Brancato, aos 17), um garoto que cresceu no bairro e testemunhou um assassinato cometido pelo chefe da máfia local, Sonny (Chazz Palminteri). No entanto, no momento de identificar o criminoso, o menino (aos 9 anos) mentiu para os policiais e não delatou o assassino. Com isso, Sonny se aproximou de Calogero - agora apelidado de "C" - e passou a lhe tratar como um filho, dando conselhos de pai e contribuições financeiras. Ao perceber essa aproximação entre os dois, Lorenzo (Robert De Niro), o pai do menino, tenta mostrá-lo que a realidade vivida pelos mafiosos não é correta.
Enquanto Sonny é um criminoso que considera os trabalhadores uns otários, Lorenzo é um digno motorista de ônibus que acorda cedo todos os dias para honrar seu emprego. Junto à questão racial, a discussão sobre escolhas - sejam certas na hora errada ou vice versa - ocupam o centro do filme. Na primeira parte, o filme é visto pelos olhos de uma criança de 9 anos, e depois, por um rapaz de 17 anos, que se apaixona por uma menina negra, Jane (Taral Hicks).

Desafio no Bronx, o primeiro filme dirigido por De Niro, é uma adaptação de um roteiro de Chazz Palminteri, que também faz uma atuação brilhante no longa. Segue, abaixo, um diálogo interessante entre Sonny e "C". Também selecionei dois vídeos, um mostrando o embate de valores entre Lorenzo e Sonny, e outro, o momento em que Calogero apaixona-se por Jane (com o som de I Only Have Eyes For You, no sax de Gerry Niewood).
- Qual é o problema?
- Louie Dumps me deve 20 pratas, já faz duas semanas. Toda vez que me vê, ele se esconde. Já estou puto. Devo dar uma surra nele?
- O que há contigo? Já te disse que nem sempre bater em alguém resolve. Em primeiro lugar, ele é seu amigo?
- Não, eu nem gosto dele.
- Você nem gosta dele? Aí está a resposta, vai custar-lhe 20 pratas pra livrar-se dele. Ele não vai chateá-lo mais, não pedirá mais dinheiro. Sairá da sua vida por 20 dólares. É barato, esqueça isso.
- Você está certo. Você está sempre certo!
- Se eu estivesse sempre certo, não teria passado 10 anos na prisão...
- O que fazia todos os dias?
- Só tem três coisas pra fazer: levantar peso, jogar cartas ou arrumar confusão.
- O que você fazia?
- Eu lia. Já ouviu falar em Maquiavel?
- Quem?
- Maquiavel, um escritor famoso de 500 anos atrás. Ele falava sobre disponibilidade.
- Disponibilidade?
- Exato. Ouça-me, eu posso morar onde eu quiser. Sabe por que moro nesse bairro? Disponibilidade. Quero estar perto de tudo. Estando aqui, posso ver os problemas imediatamente. Problemas são como câncer: se você não perceber logo, eles crescem e matam você. Precisam ser eliminados. Capiche? Vamos andando... Você está preocupado com Louie Dumps. Ninguém dá a mínima, ninguém dá a mínima. Preocupe-se com você, com sua família, com quem realmente importa.
- (...)
- Afinal, tudo é disponibilidade. As pessoas que me veem todos os dias, se estão ao meu lado, sentem-se seguras, porque sabem que estou por perto. Por estar por perto gostam de mim. Aqueles que preferem me atacar pensam duas vezes, porque sabem que estou por perto. Tem mais motivos para me temer.
- É melhor ser amado ou ser temido?
- Boa pergunta. As duas coisas são boas, mas é difícil. Se quer saber a minha escolha, eu prefiro ser temido. O medo dura mais que o amor. Amizades compradas não valem nada. Você nota isso: se eu conto uma piada todos riem. Eu sei que sou engraçado, mas não tanto. O medo faz com que sejam leais a mim. O segredo é não ser odiado. Por isso, eu os trato bem, mas não muito, ou não precisarão mais de mim. Dou só o necessário, assim, precisam de mim e não me odeiam. Lembre-se dessas palavras.

VÍDEOS:

"Seu pai que é durão"




"C" vendo Jane no ônibus




LINK:
http://vagalumerosa.wordpress.com/2010/09/30/desafio-no-bronx-a-bronx-tale-1993/

Um comentário:

  1. Verei! Tem algumas legendas nesse site que são bem ruins, tem que procuras as atualizadas. Essa parece estar ok, mas não é o supra sumo da tradução, rsss. Abs.!

    ResponderExcluir