sábado, 13 de novembro de 2010

Thanks, Wikipedia

Wikipédia é uma enciclopédia livre, na qual colaboradores do mundo inteiro podem acrescentar informações de acordo com o uso ou editá-las de acordo com as necessidades. A lógica é simples: se você precisa de uma informação, busque-a; se você se importa que determinada informação esteja correta, inclua-a ou edite-a. Simples, não?
Fazendo uma comparação básica e superficial, a Barsa vende mais de 125 mil verbetes, enquanto a Wiki divulga abertamente 3,4 milhões (em inglês). Pra mim, isso já é goleada! No entanto, o mais interessante é que Jimmy Wales e Larry Sanger, os fundadores do site, estão incentivando um novo modelo de troca de informações: a colaboração na internet. Um dia, quem sabe, teremos uma mega rede muito bem interligada, onde todas as suas buscas serão tão efetivas quanto encontrar um pão na padaria...
Deixando de lado essa baboseira toda, vamos ao que interessa! É muito legal ficar usando os recursos sem pagar nada, também acho. Afinal, se o uso do Wikipédia fosse cobrado, eu acho que iria procurar uma outra fonte. Porém, há a possibilidade de fazer uma doação em dinheiro (US$ 20 ou mais). Aí as coisas mudam, ninguém é obrigado a fazer, mas quem quiser, pode. Enfim, quero apenas divulgar o link (na imagem abaixo) e seguir ao lado dessa caminhada. Quanto mais pessoas ajudarem, melhor ficará a rede para todos. Isso é colaboração, essa é a lógica.




Vamos juntos!

2 comentários:

  1. Precos de uma enciclopedia desatualizada e vendida em um sebo.
    http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?inicio=31&orderby=t%EDtulo&pchave=%2Benciclopedia%20%2Bbarsa&alvo=autor%20ou%20titulo&filtro_vendedor=&filtro_perfil=&filtro_pricerange=&filtro_estante=&filtro_ano=&filtro_cidade=&bestante=&bvendor=&bcidade=&memoria_queries=autor%20ou%20titulo%201v1%20%2Benciclopedia%20%2Bbarsa&refinar=0&pd=0&exibir_descr=0

    ResponderExcluir
  2. Coitado dos antigos vendedores de barsa, menos uma profissão no mundo. Me lembro deles entrando na sala de aula pra vender aqueles 20 volumes, era coisa pra mais de mil reais. Apoio (o acento caiu =P) as doações online, o melhor é que você pode "acompanhar" e fiscalizar o trabalho. A ideia é de que todos são sócios.

    ResponderExcluir