domingo, 14 de novembro de 2010

Pulp Fiction

Tarantino é bom pra caralho! Pulp Fiction é um filme policial em estilo HQ, no qual são feitos recortes de histórias que não seguem uma cronologia bem definida, mas envolvem diversos personagens ligados a um mesmo mafioso, o Marsellus (Ving Rhames).
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são matadores que vão a um apartamento para recuperar a mala de Marsellus. Os dois tem conversas excêntricas sobre assuntos variados, por exemplo, falam sobre drogas em Amsterdã, os nomes dos hamburgers em Paris e conseqüências de uma massagem nos pés.
Em outro recorte, Vincent foi escalado pelo mafioso a fazer companhia a sua esposa, Mia (Uma Thurman), enquanto ele ficará ausente. O que deveria ser apenas uma saidinha ou um programa divertido toma proporções maiores... Ênfase para a cena em que Uma Thurmam dança ao som de Urge Overkill – Girl, you'll be a woman soon – e John Travolta conversa consigo próprio no banheiro.
Além das situações descritas acima, Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador em final de carreira, foi comprado por Marsellus para beijar a lona no 5° assalto. Sem muito a perder na vida, ele acaba detonando seu adversário e fugindo com a grana. A fuga seria simples se sua namorada, uma dócil menina, não tivesse esquecido um estimado relógio de infência...
O grande barato do filme são os personagens marcantes, as cenas inusitadas e os diálogos fora do comum. Transcrevo abaixo uma conversa hilária entre Vincent e Jules, além de selecionar duas cenas do filme.

- Lembra-se de Antwan Rockamora, metade negro, metade samoano, era chamado de Tony Rocky Horror?
- Sim, talvez. Gordo, né?
- Pode ser. Quero dizer, ele tinha um probleminha de peso, mas o que podia fazer? Ele é samoano.
- Acho que conheço. O que tem ele?
- Marsellus o estraçalhou. Dizem as más línguas que foi por causa de sua esposa, a de Marsellus (Mia).
- O que ele fez, trepou com ela?
- Não, não. Nada tão grave.
- Então, o que fez?
- Fez uma massagem nos pés.
- Uma massagem nos pés? Só isso?
- Uhum.
- O que Marsellus fez?
- Mandou uns caras a casa dele. Eles o levaram para o terraço e o jogaram janela abaixo. O negão caiu do 4° andar. Havia uma espécie de estufa em baixo, de vidro. Ele atravessou tudo. Desde então, ficou com problema de fala.
- É uma lástima. Mas quem brinca com fogo, se queima.
- O que quer dizer?
- Não devia fazer massagem nos pés da nova esposa de Marsellus.
- Não acha que ele exagerou?
- Acho que Antwan não esperava essa reação, mas tinha que esperar alguma coisa.
- Uma massagem nos pés não é nada. Eu faço na minha mãe.
- Colocou as mãos na nova esposa de Marsellus... É tão grave quanto dar uma chupada nela? Não. Mas por aí vai a coisa...
- Espere! Dar uma chupada não tem nada a ver com fazer massagem nos pés da mulher.
- Não, mas é por aí.
- Não tem nada a ver! Olhe, suas massagens devem ser diferentes das minhas, mas tocar nos pés e meter a língua naquele sagrado lugar não são a mesma coisa. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Massagens nos pés não significam porra nenhuma.
- Já fez massagem nos pés?
- Porra... Não me fale sobre massagem nos pés, eu sou o mestre.
- Já fez muitas?
- Claro! Tenho a técnica perfeita, nem faço cócegas.
- Faria massagem nos pés de um homem?
- Vai se fuder...
- Sempre faz isso?
- Vai se fuder...
- Estou cansado, adoraria uma massagem.
- Para por aí, estou ficando puto contigo.
- (...)
- Eu não faria massagem nos pés de um homem, mas nem por isso justifica atirar Antwan de um prédio, em cima de uma estufa de vidro. Isso não está certo. Se fosse comigo, era melhor me deixar paralítico ou eu mataria o maldito.
- Não disse que era certo. Você disse que massagem nos pés não é nada e eu digo que é. Já fiz milhões em mulheres e todas significaram algo. Fingimos que não, mas na verdade sim. Isso que é legal. Existe um fator sensual, mas ninguém diz. Você sabe, ela sabe, Marsellus sabia. Antwan deveria saber que isso não se faz. É a mulher do cara, ele não ia levar na boa. Entende o que digo?
- É uma perspectiva interessante.

CENAS:

Silêncio desconfortável




Butch escolhendo uma arma




LINK:
http://vagalumerosa.wordpress.com/2008/06/01/pulp-fiction-tempo-de-violencia-pulp-fiction-1994/

Um comentário: